Manutenção e Conservação

A RodoSol realiza, durante todo o ano, uma série de ações visando a conservação rodoviária do trecho da concessão: do km 0, na Ponte Darcy Castello de Mendonça (Terceira Ponte) até o km 67,5 da Rodovia do Sol, em Meaípe.

Na conservação rodoviária estão incluídos:

  • limpeza; 
  • revestimento vegetal ;
  • pavimento;
  • sinalizações horizontais, verticais e semafóricas;
  • drenagem superficial e profunda;
  • prédios operacionais;
  • obras de artes (ponte e passarelas);
  • conserva especial da Terceira Ponte (estrutura de concreto, estrutura metálica, pavimento flexível, iluminação náutica e sistemas de drenagem).

Na rodovia

Quem utiliza a Rodovia do Sol sabe que trafega por uma via de qualidade, mas não imagina o cuidado e a tecnologia envolvidos na manutenção do pavimento para garantir segurança e conforto aos usuários.

Além das inspeções diárias,  a cada dois anos a RodoSol utiliza testes específicos para verificar mais profundamente a qualidade da via,  avaliando, entre outros pontos, o índice de irregularidade da pista e a resistência do pavimento. São realizadas três diferentes avaliações, de cinco em cinco metros por faixa, em todo o trecho concessionado. Estas avaliações identificam se há ou não necessidade de reparos e em quais pontos da rodovia.

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Na Terceira Ponte

As ações de manutenção realizadas pela RodoSol já garantiram dobrar a  vida útil da Terceira Ponte de 50 para 100 anos, sem necessidade  de intervenções significativas.

Manutenção por terra e por mar

Um dos principais cartões  postais do Estado e importante via de ligação da região metropolitana, a Terceira Ponte foi construída utilizando materiais com rígido controle tecnológico. 

Para monitorar as estruturas, a RodoSol realiza inspeções, sistematicamente, por equipe de especialistas, utilizando alta tecnologia e equipamentos de última geração. Tanto que os ensaios e procedimentos se tornaram referência nacional, despertando interesse de instituições de ensino, técnicos, engenheiros e pesquisadores de todo o País, que vêm ao Estado para conhecer a metodologia empregada,

Estrutura de Concreto

São retiradas amostras do concreto com ajuda de uma plataforma aérea, uma espécie de “braço mecânico”, que alcança até 15 metros de altura. As amostras são levadas para análise em laboratório. O contato da amostra com um componente químico revela até onde o concreto foi impactado por agentes corrosivos como a maresia, por exemplo. Os pontos que apresentam desgaste são revestidos por um material que protege o concreto novamente.

Estrutura Metálica 

Também é regularmente submetida a uma bateria de exames. O “esqueleto de aço”, planejado na década de 70 pelo engenheiro alemão Jurn Maertens, é avaliado com auxílio de técnicas, que incluem o uso de equipamentos de ultrassonografia e de um líquido penetrante, informando se há necessidade de reparo nas soldas.  O serviço  é realizado no interior da ponte, no chamado “caixão metálico”, com a utilização de andaimes. As juntas de dilatação da ponte, que servem para isolar a entrada de água e resíduos sobre os pilares e entre as vigas, garantindo a estabilidade estrutural da ponte, também passam por manutenção regular, 

Estruturas Submersas

A manutenção é realizado com apoio de barco, equipamentos de mergulho e técnicos mergulhadores. O objetivo é verificar a condição de conservação dos tubulões. 

A manutenção subaquática permite a aplicação de um revestimento de proteção de base epoxídica

nas estacas submersas que sustentam os pilares da ponte.  A RodoSol realiza regularmente inspeções na estrutura e a partir delas, identifica a necessidade ou não de reparos. No caso das estacas subaquáticas, a cada cinco anos é feito um monitoramento, seguindo normas técnicas vigentes.

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