A Associação Renascer participou da Campanha Troco Pedágio e recebeu mais de R$8 mil reais nesta terça-feira (07). A campanha é uma parceria da Concessionária Rodovia do Sol com todos os usuários do Sistema.

Para Geraldo Dadalto, Diretor Presidente da RosoSol, “a campanha é uma forma de contribuir com as instituições, envolver funcionários e fazer com que todos os usuários façam parte disso. Somos apenas meio para isso acontecer, agradecemos a todos aqueles que sabem o valor dessa ação e fizeram as doações”.

Geziane Rasseli é Assistente Social da associação e diz que a doação arrecadada será utilizada para melhoramentos no local. “Estamos passando por um período difícil no qual as doações diminuíram e a procura por atendimento aumentou. Trabalhamos com famílias carentes e este dinheiro será muito útil, tanto para investimentos quanto para os programas internos, como cursos e terapia ocupacional”.

As doações são feitas nas caixas de arrecadação, que ficam nas cabines de cobrança do pedágio. Aqueles que desejam, colocam suas moedas nas caixas e contribuem com a instituição participante. A Renascer participou por 90 dias e arrecadou R$8.168,25.

Atualmente, quem participa da campanha Troco Pedágio é o Hospital Evangélico, por meio da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes).

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Saiba como participar

Cada entidade, após análise e aprovação da documentação necessária para cadastro, tem o direito de participar da campanha por 90 dias. Para isso, a entidade deve comprovar a realização de atividades sem fins lucrativos e estar inscrita nos órgãos competentes e em situação regular. É necessário também apresentar a cópia do estatuto social com alterações e CNPJ, relatório apresentando a instituição e os responsáveis, público-alvo, objetivo de utilização do valor arrecadado e a certidão negativa de débitos – INSS, FGTS e Receita Federal.

As solicitações de inscrição podem ser encaminhadas pelos seguintes meios:

Fax: 3334 – 7801 / 3334 – 7851

E-mail: relacionamento@rodosol.com.br

Carta Ofício: Concessionária Rodovia Sol S/A., Rua Tenente Mário Francisco Brito, 415, Enseada do Suá, CEP: 29050-555, Vitória – ES; aos cuidados do setor de Comunicação Corporativa

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A partir deste sábado (29), as tarifas da praça de pedágio Praia do Sol, em Guarapari, possuem outro valor. Abaixo segue tabela dos valores de acordo com a categoria de cada veículo.

Os usuários que possuem tickets da praça de pedágio Praia do Sol não precisam fazer troca.

As tarifas da praça de pedágio da Terceira Ponte permanecem com os mesmos valores.

Tabela

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A campanha troco pedágio já atendeu diversas instituições e, desta vez, quem participa é o Hospital Evangélico, por meio da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes). Eles receberão as doações feitas do dia 24 de outubro de 2016 ao dia 29 de janeiro de 2017.

O Troco Pedágio é uma campanha realizada pela Concessionária Rodovia do Sol, em parceria com a sociedade, que objetiva contribuir financeiramente com entidades e organizações sem fins lucrativos, situadas nos municípios em torno das Praças de Pedágio. O usuário que desejar contribuir deposita seu troco em nossas caixas de arrecadação e, ao final de 90 dias, o valor arrecadado será doado. As caixas estão fixadas nas cabines de cobrança de pedágio.

Desde o dia 24 de outubro, a arrecadação está sendo destinada ao Hospital Evangélico de Vila Velha, que utilizará o valor arrecadado para aquisição de cestas básicas para pacientes que utilizam os serviços de nefrologia e oncologia do HEVV e que tenham situação financeira insuficiente. Também ajudará na construção da nova unidade oncológica com radioterapia.

O Hospital é uma entidade filantrópica, situada no município de Vila Velha. Há 43 anos atua na prestação de serviços de saúde, priorizando o acolhimento e assistência humanizada. Eles contam com doações para contribuir com a manutenção das atividades. Atualmente, 88% dos atendimentos são feitos por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Em 12 anos de realização, a Campanha atendeu 25 instituições e arrecadou mais de R$ 285 mil. O sucesso do programa só é possível graças a solidariedade e confiança dos usuários do Sistema Rodovia do Sol nos projetos desenvolvidos pela concessionária. A participação de cada um faz muita diferença para aqueles que irão usufruir dos benefícios gerados pela campanha.

 

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Saiba como participar

Cada entidade, após análise e aprovação pela empresa, tem o direito de participar da campanha por 90 dias. Para isso, a entidade deve comprovar a realização de atividades sem fins lucrativos e estar inscrita nos órgãos competentes e em situação regular. É necessário também apresentar a cópia do estatuto social com alterações e CNPJ, relatório apresentando a instituição e os responsáveis, público-alvo, objetivo de utilização do valor arrecadado e a certidão negativa de débitos – INSS, FGTS e Receita Federal.

As solicitações de inscrição podem ser encaminhadas pelos seguintes meios:

Fax: 3334 – 7801 / 3334 – 7851

E-mail: relacionamento@rodosol.com.br

Carta Ofício: Concessionária Rodovia Sol S/A., Rua Tenente Mário Francisco Brito, 415, Enseada do Suá, CEP: 29050-555, Vitória – ES; aos cuidados do setor de Comunicação Corporativa

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20 out de 2016 Comente aqui

Acenda o farol e seja visto

Publicado às 15:41

A lei que torna obrigatório o uso do farol aceso durante o dia em rodovias volta a vigorar em estradas devidamente sinalizadas. A rodovia ES-060, administrada pela Concessionária Rodovia do Sol, possui placas que alertam para o uso do farol e informam o trecho sob concessão.

Os órgãos de trânsito poderão aplicar multas naqueles que desrespeitarem a lei trafegando em rodovias que estão com sinalização clara e sem ambiguidade. No caso da Rodovia ES-060, que vai da Terceira Ponte, em Vitória, até o trevo de Meaípe, em Guarapari, há 16 placas alertando para a obrigatoriedade do farol aceso durante o dia e outras  que informam que o trecho é uma rodovia.

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De acordo com Capitão Volpato, do Batalhão de Trânsito do ES, a RodoSol cumpriu com as sinalizações previstas. “As placas de orientação auxiliam o motorista para saber se está em uma rodovia ou não, e isso é fundamental para não causar engano. Portanto, o batalhão atuará onde os trechos estão devidamente sinalizados”.

A RodoSol, com o apoio da polícia de trânsito, também realizou uma campanha educativa, junto aos motoristas, para o uso correto do farol. Foram realizadas algumas intervenções, na Ponte e na Rodovia, e distribuídos panfletos e adesivos.

As multas são aplicadas pelo Batalhão de Trânsito, nas rodovias estaduais, e pela Polícia Rodoviária Federal, nas rodovias federais. A lei federal entrou em vigor em 8 de julho e determina que o farol seja usado em todas as rodovias, mesmo durante o dia. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13.

 

Flyer - frente

 

Flyer - verso

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O suicídio é um assunto que exige cuidado e responsabilidade.  Consideramos importante a discussão sobre o tema e acreditamos que a melhor forma de discuti-lo é encarar o assunto com seriedade e com base nas estatísticas.

De acordo com dados da RodoSol, validados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Saúde, em 2015, foram registrados seis suicídios na Terceira Ponte, 81 na Grande Vitória e 192 casos em todo o Estado. Este ano, de janeiro a julho, foram registradas seis ocorrências na ponte. Portanto, a versão de que “todos os dias alguém se joga da Terceira Ponte” não tem nenhum fundamento. Ao se analisar os meios utilizados para o suicídio no Estado, a queda de lugares elevados encontra-se em quarto lugar.

A Terceira Ponte é a ponta de um iceberg. Acreditamos que a discussão sobre suicídio deve levar em conta a questão em sua essência, sendo tratada como um problema de saúde pública e avaliada de forma ampla.

Mesmo que os números sejam muito inferiores aos divulgados pelas redes sociais, cada uma dessas vidas merece atenção da empresa, da família, da sociedade e do Estado. Portanto, a RodoSol é favorável a qualquer ação que, de fato, traga como benefício a preservação da vida e, mesmo tendo como expertise o trabalho de operação e manutenção de rodovia, sempre esteve aberta a discutir e trabalhar em prol de ações que contribuam para tratar do assunto.

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17 out de 2016 Comente aqui

BASTA DE MENTIRAS!!!

Publicado às 14:34

“Não há mentiras mais poderosas do que os mitos, e nem verdades mais frágeis do que aquelas que ninguém quer ouvir.”

A partir do mantra de que “a Terceira Ponte já está paga” foi construída oposição, persistente, ao projeto de duplicação da Rodovia do Sol, obra custeada com recursos do pedágio arrecadados na ponte e na rodovia, e que solucionou o grave problema de ligação rodoviária entre Vitória e Guarapari.

O último ataque a essa concessão é uma representação do Procurador de Contas, divulgada pela imprensa antes mesmo de seu protocolo ou notificação aos atingidos por ela, insultando a RODOSOL, seus acionistas e inúmeras pessoas, entidades, autoridades e servidores públicos, não poupando sequer os falecidos.

A postura desrespeitosa não surpreende, pois até o Poder Judiciário sofreu com suas ofensas, quando em manifestação recente, o Procurador de Contas classificou como “excrescência jurídica” a solicitação feita pela 2ªVara de Fazenda Pública para que o Tribunal de Contas atuasse como auxiliar da Justiça.

Embora não passe de peça de ficção, montada sobre mentiras e grosseiros equívocos, a repercussão dada a essa representação exige pronta resposta da concessionária e de seus acionistas, ante seu evidente propósito de denegrir a imagem dos sócios, da empresa e de todas as autoridades que de qualquer forma participaram da concepção e execução desse projeto de concessão.

Como se detalha abaixo exemplificativamente essas ofensas partem de mentiras, incompatíveis com a seriedade e responsabilidade que se esperaria de alguém que exerce função tão relevante.

1) Primeira mentira – Alegação de que a Servix Engenharia seria empresa “laranja”.

A verdade – A Servix (integrante do grupo Rural) era uma das maiores empresas de obras rodoviárias do Brasil, sediada em Minas Gerais. E ao tempo já participava de outras concessões rodoviárias, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Em 1998 venceu a concorrência e constituiu a Rodosol como sociedade de propósito especifico para atuar como concessionária, como exigia o edital. Naquele momento implantou a empresa, que teve diretores, gerentes e técnicos, inclusive o Presidente do Conselho de Administração, trazidos pela Servix para o Espírito Santo.

As empresas locais adquiriram inicialmente ações preferenciais da Rodosol sem direito a voto, fato comunicado ao poder concedente, o DER-ES.

Com prévia autorização do Poder Concedente ampliaram sua participação na sociedade, vindo a concluir a aquisição do seu controle no final de 2001.

É lamentável que, mais de dez anos após esses fatos, se venha criticar e levantar suspeita, de forma escandalosa, sobre operação comercial transparente, feita com autorização prévia do poder concedente.

2) Segunda mentira – Alega supostas irregularidades na concorrência pública e no contrato de concessão.

A verdade – Ação popular proposta em 1998 para anulação da concorrência e do contrato foi julgada improcedente por sentença de mérito, confirmada por unanimidade pelo Eg. Tribunal de Justiça do Estado, com parecer favorável do Ministério Público Estadual e mantida pelo Eg. Superior Tribunal de Justiça.

3) Terceira mentira – As obras de duplicação e prolongamento da rodovia teriam sido executadas com pavimento com menos de dez centímetros de espessura.

A verdade – A espessura da capa asfáltica constante do projeto executivo aprovado pelo DER-ES era de cinco centímetros e assim foi executada, espessura essa, acima das especificações de todas as rodovias estaduais.

A execução das obras foi minuciosamente acompanhada pelo DER-ES, e foram por ele recebidas em 2002, com reconhecimento de sua boa qualidade, conforme contratado.

Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Espírito Santo aprovaram, por unanimidade, em 28 de Janeiro de 2010, após a longa Auditoria Extraordinária TC 4574/09, todos os atos de fiscalização desse contrato de concessão, que competia ao DER-ES, dando quitação aos dirigentes daquela autarquia.

4) Quarta mentiraAponta a existência de uma ação de improbidade administrativa contra um de seus acionistas por ter realizado obra emergencial com dispensa de licitação.

A verdade – Essa ação foi julgada totalmente improcedente.

A representação oculta isso.

5) Quinta mentira – Alega-se a existência de uma ação penal por alegado superfaturamento de obras de construção de ginásios esportivos, proposta contra sócio e administradores de uma de suas acionistas (ação penal nº 300 no STJ).

A verdade – O autor da representação sequer respeita a Corte de Contas a que serve, pois a lisura dessas obras foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (Acórdão TC-033/2013, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, publicado em 25 de Fevereiro de 2013).

A denúncia sequer foi recebida pelo Superior Tribunal de Justiça contra os sócios e administradores dessa acionista.

Outrossim, todas as demais pessoas denunciadas relativamente a essa acusação foram recentemente absolvidas pelo plenário do Superior Tribunal de Justiça.

A representação mente, ocultando esses fatos.

6) Sexta mentira – O Procurador de Contas repete a acusação de que o contrato de concessão está desequilibrado em favor da Rodosol.

A verdade – Perícia judicial realizada por determinação da 2ª. Vara de Fazenda Pública Estadual de Vitória desmente totalmente essa afirmação, concluindo que a Rodosol é credora.

A representação mente, ocultando esse fato.

Essa representação, caluniosa e de motivação inexplicada, somente desfavorece a necessária recuperação do clima de segurança jurídica e de respeito aos contratos que o Espirito Santo precisa para recuperação da sua economia.

A RODOSOL adotará as providências judiciais e administrativas cabíveis ante essa irresponsável atitude.

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17 out de 2016 Comente aqui

Asfalto de qualidade

Publicado às 14:14

As condições de tráfego no trecho em concessão da Rodovia do Sol e os baixos índices de acidente falam por si sobre a qualidade do pavimento da via. Mas o trabalho realizado para garantir conforto e segurança garante resultados que vão além.

Tanto que o trecho aparece entre os mais seguros do País de acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a pesquisa realizada anualmente pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

No caso da ABCR, são levados em conta os índices de acidente por quilômetro. Já a pesquisa da CNT avalia as rodovias segundo três critérios (Qualidade do Pavimento, Sinalização e Geometria das Vias), nos quais a RodoSol tem, ao longo dos anos, obtido o conceito mais alto (ótimo).

De acordo com o diretor-presidente da RodoSol, Geraldo Dadalto, quando se pensa na qualidade do pavimento, um dos itens levados em conta na construção e na manutenção de uma rodovia é a espessura do asfalto. O edital previa espessura de 5cm e a tarifa foi calculada exatamente com essa espessura.

Segundo ele, existe uma fórmula que leva em conta itens como fluxo de caminhões e fator de pesagem. “A norma diz que, se houver uma rodovia com pesagem nas proximidades àquela que será construída, é possível utilizar esses dados para dimensionar o pavimento da que ainda será construído, levando em conta estimativas de fluxo da nova rodovia. A RodoSol trabalhou com dados de pesagem da BR-101 Sul, o que significa dizer que a espessura de asfalto de 5cm está superdimensionada para o volume de fluxo da via, já que o tráfego em geral e a passagem de veículos de carga é bem superior na rodovia federal”, explica.

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17 out de 2016 Comente aqui

Faunodutos salvam animais na rodovia

Publicado às 14:11

Muita gente que utiliza a Rodovia do Sol não imagina que, em pontos estratégicos embaixo do pavimento, estão os faunodutos, caminhos construídos para permitir a travessia de animais silvestres que “moram” às margens da rodovia.

Também conhecidas como passagens de fauna, estas estruturas agem como uma eficiente medida mitigatória, que visa reduzir o atropelamento de fauna e ampliar ou restabelecer a conectividade entre populações animais, além de aumentar a segurança dos motoristas.

 

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Dentro deles, a RodoSol instalou sistemas para registo de pegadas dos animais silvestres que a utilizam e posteriormente câmeras fotográficas que evidenciam esses animais quando da utilização da travessia nos faunodutos. Uma equipe de profissionais coleta e analisa os registros das pegadas observadas e assim consegue saber qual a contribuição dos faunodutos para evitar os atropelamentos dos animais e possíveis acidentes que podem ser gerados por essas ocorrências.

O resultado é que, entre 2003 e 2015, foram contabilizados 7.217 registros de travessias de animais silvestres, nos sete sistemas monitorados ao longo da rodovia, estando entre as espécies que mais utilizam os faunodutos: Mão-pelada, irara, teiú, gambá, paca, entre outros.

​O trabalho já rendeu reconhecimentos além das divisas do Espírito Santo em forma de prêmios ambientais e é apenas uma parte do Programa de Proteção da Fauna Silvestre, denominado de “É o Bicho”, desenvolvido pela RodoSol em parceria com a Oscip Sociedade Sinhá Laurinha.

Nas próximas edições, você conhecerá outras ações do programa, além de mais projetos ambientais desenvolvidos pela RodoSol.

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13 out de 2016 Comente aqui

Outubro pela vida

Publicado às 10:55

Em apoio a campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a RodoSol ilumina os pilares da Terceira Ponte com a cor rosa. As ações realizadas neste mês objetivam conscientizar e alertar a população e os funcionários sobre os sintomas, a detecção precoce e os fatores de risco e proteção.

 

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A iluminação decorativa de monumentos históricos e pontos turísticos é um grande apoio à conscientização e mobilização da sociedade sobre temas específicos. No mês de setembro, os pilares foram iluminados de amarelo e, no mês de outubro, será iluminado com  a cor azul.

A RodoSol esclarece que todo tipo de intervenção na Terceira Ponte só pode ser realizada mediante autorização Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) e que toda ação é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, órgãos legitimados para situações de resgate e abordagem.

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O alpinismo é uma das técnicas utilizadas pela RodoSol na manutenção da Terceira Ponte. Para alcançar pontos altos nos pilares da ponte, os técnicos escalam a estrutura e conseguem fazer reparos de forma eficaz e segura.

Os técnicos escalam uma altura de até 40 metros para realizar reparos na estrutura de concreto dos pilares ou para retirar material para análise. A técnica, chamada Alpinismo Industrial, é realizada a cada seis meses e é utilizada pela concessionária há mais de seis anos. Ela faz parte do programa de monitoramento e recuperação da estrutura, que iniciou há mais de 15 anos.

Um dos principais cartões postais do Estado e importante via da região metropolitana capixaba, a Terceira Ponte exige cuidados especiais. O trabalho de manutenção feito pela concessionária já dobrou a vida útil da ponte de 50 para 100 anos.

Outra técnica utilizada periodicamente é a inspeção subaquática, com uso de aparelhos de scanner e braços mecânicos, para checar a estrutura.

Para o diretor-presidente da concessionária, Geraldo Dadalto, o trabalho é uma forma de garantir a vida útil da ponte e, consequentemente, a segurança dos usuários que trafegam por ela.

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