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Rodosol utiliza tecnologia italiana na manutenção da terceira ponte

Em parceria com a Universidade Italiana Lá Sapienza e empresas de engenharia, a RodoSol investe em tecnologia europeia na manutenção da Terceira Ponte.

Para realizar mais uma ação de recuperação e manutenção da Terceira Ponte, a RodoSol trouxe um engenheiro, da Itália, e um físico, de São Paulo, para fazerem medições das vibrações que ocorrem na estrutura. A técnica é pioneira no Brasil neste tipo de obra e está sendo analisada por profissionais italianos. 

O engenheiro, Alberto Santore, e o físico Gilberto Moufarrege, mediram a vibração exercida pelo tráfego na via e, posteriormente, farão uma comparação com um modelo computacional para verificar se os dados coletados estão dentro das referências ideais.

De acordo com Geraldo Dadalto, diretor presidente da RodoSol, trazer novas tecnologias e novos conhecimentos demonstra como é necessário cuidar dessa obra que é tão importante para os capixabas.  “Cuidamos da Terceira Ponte utilizando o máximo de tecnologia e inovação que conseguimos. A RodoSol atua, constantemente, para manter a estrutura em perfeito estado de conservação, garantindo que o usuário tenha conforto e segurança ao passar por ela, afinal, a ponte é de todos nós”.

Este trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade La Sapienza, em Roma, que criou um modelo da Terceira Ponte e está analisando todos os dados. O engenheiro Alberto possui 20 anos de experiência e é a primeira vez que vem ao Brasil fazer este trabalho.

De acordo com o físico Gilberto, que já realizou outros trabalhos na Terceira Ponte, “Aplicar esta técnica significa uma avaliação profunda do comportamento da estrutura para que possamos prever diversos fatores, como a necessidade de manutenção e capacidade de receber excesso de carga, por exemplo”, diz.

A técnica chamada de Ensaio de Caracterização Dinâmica, junto com a inspeção por rapel e a manutenção subaquática já realizadas pela RodoSol, faz parte das ações de manutenção feitas pela Rodosol para aumentar a vida útil da Ponte.

 

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