- Blog Rodosol - https://www.rodosol.com.br/blog -

Prepare-se: o Horário de Verão começa dia 20 de outubro

Nos próximos quatro meses vamos ganhar uma hora a mais para aproveitar os dias ensolarados da primavera e do verão. Isso porque a partir do dia 20 de outubro começa a valer o horário de verão 2013.

A mudança no horário começará a valer a partir da meia-noite e os relógios devem ser adiantados em uma hora. O novo horário valerá para todos os estados da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste até o dia 16 de fevereiro.

Saiba Mais

O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acesas mais tarde, e faz dessa medida uma forma eficiente de se economizar energia.

O horário de verão só se aplica nas regiões mais afastadas da Linha do Equador. Já para as regiões mais próximas desse ponto, os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano, fazendo com que essa prática alcance resultados menores ou até mesmo não alcance vantagens em economia.

No entanto, ainda existe o benefício de se deslocar o alto consumo dos horários de pico, de 18h às 21h, para outros períodos do dia.

Economia

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, porque além de a luminosidade natural ser mais bem aproveitada, é possível reduzir o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

Na última temporada (2012/2013), o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico (entre as 18 e as 21 horas) nos estados em que foi adotado.

(fonte: Agência Brasil)