13 nov de 2012 7 comentários

Trânsito parado na Terceira Ponte? Entenda como funciona a operação da RodoSol em caso de panes e acidentes

Publicado às 18:06

Nesta segunda-feira (12) um acidente registrado às 18h19, horário de fluxo intenso na Terceira Ponte, no sentido Vitória – Vila Velha, resultou num enorme engarrafamento na capital. O trânsito ficou praticamente parado por mais de uma hora. Quem ia para Vila Velha precisou ter paciência. Por que isso aconteceu? Como a RodoSol age em caso de acidentes e panes? É essa questão que vamos esclarecer aqui no blog hoje.

Antes de mais nada, é preciso entender que a RodoSol não tem poder de polícia. A concessionária não tem autoridade para fiscalizar, prender, autuar ou multar. Isso é trabalho para a polícia e demais órgãos competentes.

Um outro ponto importante que devemos ressaltar é que a Terceira Ponte é monitorada por câmeras de vídeo em toda a sua extensão, 24 horas, além do monitoramento presencial com o uso de guinchos, moto e veículos de inspeção.

As ocorrências são geradas a partir da visualização das câmeras pelos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) e/ou por meio do telefone de emergências da RodoSol – 0800 979 0060 – acionado pelos usuários.



Centro de Controle Operacional

Centro de Controle Operacional




O procedimento inicial é basicamente o mesmo para todas as situações. Assim que a ocorrência é registrada, os operadores do CCO identificam o tipo de ocorrência e, imediatamente, acionam os recursos necessários. Se for apenas uma pane, o guincho é enviado ao local, pois é o suficiente para remover o veículo e desobstruir a via. Já em caso de acidentes, o primeiro passo é identificar a existência de vítimas e sinalizar a área para evitar novas colisões. Se houver vítimas fatais ou feridas, a equipe de resgate também é acionada e a ambulância deslocada para o local da ocorrência. Simultaneamente, o fato é registrado no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES), pois, apenas a polícia pode autorizar a retirada dos veículos em caso de acidentes com vítima.

Acidentes

Os acidentes são classificados de três formas: acidente sem vítima, acidente com vítima ferida e acidente com vítima fatal. Para cada tipo de ocorrência existe um procedimento específico que é rigorosamente seguido pelas equipes de tráfego e resgate.

Campanha Colisão traseira

Começando pelos acidentes sem vítimas, o procedimento é o seguinte: o inspetor de tráfego é acionado, sinaliza o local e identifica a situação dos veículos. Se houver  condição de trafegar de forma segura, apesar da batida, os motoristas devem liberar a pista imediatamente. No caso de veículos avariados, sem condições de trafegar, o guincho efetua a remoção para um local seguro ou posto da polícia mais próximo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a via deve ser liberada o mais rápido possível e o boletim de ocorrência pode ser gerado até 72 horas após o acidente.

Quando há vítimas feridas, além do guincho, a equipe do CCO aciona o resgate e o CIODES. Uma ambulância é deslocada para realizar os primeiros-socorros e estabilizar a vítima até que ela possa ser removida para o hospital mais próximo. A retirada dos veículos neste tipo de acidente fica condicionada a liberação por parte da polícia. A RodoSol não pode efetuar a remoção sem a autorização do CIODES que, normalmente,  envia uma equipe do Batalhão de Trânsito ou Justiça Volante para realizar a perícia e elaborar o boletim de ocorrência. Em alguns casos a RodoSol é autorizada a remover os veículos para que diminua os impactos no trânsito.

Em acidentes com vítimas fatais o procedimento inicial é o mesmo. Entretanto, os veículos só podem ser retirados depois que a Polícia Civil realiza a remoção dos corpos e a perícia conclusiva para a identificação das causas do acidente e da morte. Neste caso o processo é um pouco mais lento e a RodoSol apenas auxilia na sinalização e acompanha o trabalho até que a pista possa ser liberada.


Panes

Existem diversos tipos de pane: mecânica, elétrica, pane seca, entre outros. Por incrível que pareça, a campeã de ocorrências na Terceira Ponte é a pane seca, ou seja, falta de combustível. Como explicamos anteriormente, a RodoSol não tem poder de polícia. Portanto, não tem autoridade para multar usuários, mesmo que a pane seca seja considerada infração. Cabe aos órgãos competentes fiscalizar e multar os motoristas infratores. O procedimento da concessionária para as ocorrências de pane é simples: remover o veículo, com a utilização de um guincho, para um local seguro. Este tipo de atendimento leva, em média, dez minutos, em condições normais de tráfego, desde o acionamento do guincho, sinalização do local, remoção do veículo e liberação da pista. O gerente do Núcleo de Atendimento ao Usuário da RodoSol, André Beltrane, explica que a cada dez minutos de uma via interditada, o impacto é enorme. “Nesses 10 minutos, uma faixa da via fica interditada e outra opera em 60% de sua capacidade. Isso significa dizer que cerca de 400 veículos no total deixam de circular, o que representa um congestionamento de cerca de 2,1 quilômetros”, explica  o gerente de atendimento, André Beltrane.

Campanha Pane Seca

Curiosidade

Parar para ver um acidente, tentar remover vítimas, sair do carro para desviar o trânsito são atitudes que, mesmo com boas intenções, não ajudam em nada. Pelo contrário, muitas vezes pioram ainda mais a situação. Não há como negar que um veículo parado na Terceira Ponte com pane ou mesmo um acidente causam um grande impacto no trânsito. Porém, se os motoristas diminuíssem a velocidade sem parar para olhar o que está acontecendo, o impacto seria muito menor. A curiosidade pode causar novos acidentes. É preciso ter consciência de que a melhor forma de ajudar nestes casos é acionar o socorro e deixar que os profissionais atuem. Se você presenciar um acidente, visualizar um veículo com pane ou qualquer situação que possa oferecer risco ao usuário, acione o telefone de emergências da RodoSol – 0800 979 0060. Nós estamos prontos para lhe atender. Deixe a curiosidade de lado. A sua ligação pode salvar uma vida! Contamos com você!

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  • 13/11/12 - 19:01, Thereza comentou:

    Prezados, gostaria de sugerir que vcs informassem em tempo real como está o fluxo na ponte, como ocorre no site da ponte rio niterói (http://www.ponte.com.br/). Não nos adianta saber que houve um acidente ontem, mas não saber qual o motivo do engarrafamento de hoje! Com informação o usuário consegue se programar. Att. Thereza

  • 14/11/12 - 10:20, RodoSol comentou:

    Olá, Tereza.
    Para isso temos o twitter que informa em tempo real a condição de tráfego da Terceira Ponte. Todas as ocorrências são postadas automáticamente. Informamos quando há veículo parado, acidente ou pane e depois informamos a liberação da pista. As informações ajudam no planejamento de deslocamentos.

    Não precisa ter twitter para acompanhar as informações. Basta acessar http://www.twitter.com/RodoSol

    Equipe Comunicação

  • 28/11/12 - 19:30, Rodrigo comentou:

    Porque não fazem uma passarela em frente ao shopping praia da costa? com esta medida não se torna necessario o semaforo.
    Tambem poderiam apontar as cameras no entorno da praça do pedagio para saber como esta fluxo de veiculos para chegar a ponte. Antes de sair do trabalho eu sempre vejo a ponte lotada pelo site,mas chegando la, o transito esta fluindo e com poucos carros na fila.
    Tambem poderiam delimitar melhor as filas no horario de pico utilizando cones desde a praça do caue, temos muitos apressadinhos que furam fila e atrasam mais ainda que esta la atras.
    Gostaria de sugerir tambem (não sei se e possivel) que coloque um guincho no vão central, retirando parte da divisoria central da pista, creio que ali caiba um veiculo destes. Com isso o socorro fica mais rapido.

  • 16/01/13 - 15:43, RodoSol comentou:

    Olá, Rodrigo.

    Antes de tudo, agradecemos pelo comentário. As sugestões e críticas são sempre bem-vindas, pois nos ajudam a melhorar cada vez mais o serviço prestado aos usuários.
    A instalação de uma passarela em frente ao Shopping Praia da Costa não está contemplada no contrato de concessão. Porém, existe um estudo de modernização viária que inclui, entre outros, a construção da passarela no local supracitado.
    As câmeras que colocamos no site e aqui no blog são exatamente as mesmas utilizadas pela equipe do Centro de Controle Operacional (CCO). O objetivo delas é monitorar o fluxo de veículos na ponte, ocorrências de panes, acidentes e demais situações anormais. A impressão que você tem quando observa as câmeras ocorre pelo fato de serem imagens estáticas. Elas são atualizadas a cada 30 segundos. A ponte pode estar cheia de veículos, fluxo intenso, mas sem retenções. Porém, pelas imagens temos a impressão de que está tudo parado. Por isto, trabalhamos constantemente com o nosso twitter. É a principal ferramenta de comunicação com o usuário sobre as condições do trânsito na Terceira Ponte.
    A sinalização com a utilização de cones é feita na praça de pedágio. A Praça do Cauê está fora da área de concessão e nós não podemos interferir na sinalização adotava pela Guarda Municipal de Trânsito, da PMV. Ainda assim, algumas placas de sinalização foram instaladas nos acessos, com autorização da Prefeitura de Vitória, para ordenar o fluxo. A operação do trânsito é de responsabilidade da Guarda Municipal. Infelizmente alguns motoristas não respeitam a sinalização e os demais usuários. Temos trabalhado a cidadania e o respeito entre os condutores constantemente por meio de campanhas na praça de pedágio, na rodovia e em nosso twitter também, mas é uma questão de educação.
    Colocar um guincho no vão central em horário de pico acarretaria na diminuição do fluxo de veículos, pois não há espaço suficiente para que ele seja posicionado na mediana – estrutura de concreto que fica no meio das pistas. O guincho ocuparia parte da pista. No horário de pico isso causaria lentidão e engarrafamentos ainda maiores. Se você reparar, há locais ao longo da ponte, onde não há mediana. Estes locais são pontos estratégicos, caso um guincho, uma ambulância ou qualquer outro veículo precise fazer um retorno, uma manobra de emergência, sempre com planejamento e monitoramento da equipe do CCO.
    Bom, vamos levar todas as suas sugestões aos setores responsáveis. Suas ideias são pertinentes e, com certeza, vão nos ajudar nos estudos de tráfego, principalmente, na Terceira Ponte.
    Agradecemos o contato e nos colocamos à disposição sempre que houver qualquer dúvida. Participe sempre conosco. Comente, opine, questione, dê sua sugestão de pauta. A sua participação é muito importante para nós.
    Acompanhe o nosso twitter também. Nele informamos em tempo real a condição de tráfego da Terceira Ponte. Todas as ocorrências são postadas automaticamente. Informamos quando há veículo parado, acidente ou pane e depois informamos a liberação da pista. As informações ajudam no planejamento de deslocamentos. Não precisa ter twitter para acompanhar. Basta acessar
    Equipe Comunicação.

  • 04/05/13 - 09:19, kleber comentou:

    Por favor, ontem à noite aconteceu uma colisão entre uma moto e um veiculo de passeio e os veiculos nao fora sequer alocados para a lateral direita da ponte onde existe uma canalização e assim seria liberada as duas faixas, porem a colisão houve vitima, mas nao “fatal” quando nao há vitima fatal os veiculos podem ser removidos para um local pproximo e liberação da via, como foi dito no jornl hoje, seia relizada pericia, nao é procedimento da PM realizar pericia em acidente sem vitima ou com vitima nao fatal, pericia é com a policia civil no caso de vitima fatal. Por favor consultem ao BPRV e instruam seus funcionarios para que nao aconteça o que aconteceu no transito de ontem. grato GCMT Falcao

  • 27/06/13 - 12:33, RodoSol comentou:

    Nossos funcionários participam de diversos treinamentos durante o ano para prestar um serviço de qualidade e bom atendimento aos usuários. Vamos investigar a sua reclamação.

  • 27/06/13 - 12:33, RodoSol comentou:

    Nossos funcionários participam de diversos treinamentos durante o ano para prestar um serviço de qualidade e bom atendimento aos usuários. Vamos investigar a sua reclamação para que não se repita.

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