17 abr de 2012 Comente aqui

Papa-filas: agilidade na praça de pedágio

Publicado às 19:32

Eles têm a função de agilizar o trânsito na Terceira Ponte para evitar congestionamentos, principalmente nos horários de pico da via. E dessa maneira fazem jus ao nome pelo qual são conhecidos: papa-filas.

Os papa-filas recebem o dinheiro das tarifas dos motoristas e dão a eles um ticket, que é entregue nas cabines do pedágio. Dessa maneira ajudam a diminuir as filas, inevitáveis nos horários de pico na Terceira Ponte e, em algumas ocasiões no verão, também na praça de pedágio da Praia do Sol, em Guarapari.

Ao todo, 17 profissionais trabalham nessa função na Terceira Ponte, em três turnos diferentes, das 7h às 11 horas, das 13h às 17 horas e das 16h30 às 20 horas, sendo que, em cada um deles, há pelo menos quatro pessoas na pista.



Nos turnos da tarde, como o movimento é maior nos dois sentidos, atuam oito papas-filas. No verão, quando há um aumento no movimento de carros na Rodovia do Sol, eles também trabalham na praça de pedágio em Guarapari.

O serviço desses profissionais tem uma lógica para não “atrapalhar” o trabalho dos arrecadadores e também não “segurar” o trânsito. A orientação é que o papa-fila alterne o atendimento de um em um veículo e mantenha uma certa distância das cabines, justamente para não ocasionar filas. Daí o motivo de alguns motoristas não serem atendidos pelos papa-filas e pagarem o pedágio na própria cabine.

Em dias de chuva, eles atendem os usuários embaixo das marquises do pedágio, até para conforto dos condutores que, em algumas casos, não abrem as janelas. Mas em dias de chuvas mais amenas, os papa-filas atendem os usuários, pois os profissionais utilizam capas adequadas para a atividade.

Compartilhe: Permalink:

Faça seu comentário

*O e-mail não será divulgado no seu comentário › Conheça nossa política de comentários

Alterando sua foto

Para a sua foto aparecer em seus comentários, é só seguir os passos abaixo:

- Faça um cadastro no site Gravatar, com upload da foto.

- Ao comentar nas postagens, preencha o campo com o mesmo e-mail que você cadastrou no Gravatar.