9 jun de 2011 Comente aqui

Terceira Ponte passa por inspeções especiais

Publicado às 17:51

A manutenção do Sistema Rodovia do Sol é realizada de acordo com o Programa de Exploração de Rodovia (PER), que é parte integrante do contrato de concessão. Entretanto, a RodoSol realiza ações especiais, de acordo com as necessidades observadas, principalmente, na Terceira Ponte. Agora, você vai conhecer um pouco mais de cada um dos processos de inspeção que a RodoSol realiza para acompanhamento das condições de conservação, tanto na parte externa quanto no interior da ponte.


Extração de corpos de prova com o auxílio de plataforma aérea e acesso por cordas

A extração de corpos de prova é executada na estrutura de concreto da ponte. É realizada em plataforma aérea, até a altura máxima de 25m. Já nos locais mais elevados, como no vão central, por exemplo, aonde os pilares chegam a 46m, este serviço é realizado com o acesso por cordas, utilizando técnicas de rapel. Vale lembrar que a Terceira Ponte, no seu ponto mais alto, tem aproximadamente 70m de altura, entre a lâmina d’água e a parte superior do caixão metálico.

Neste tipo de inspeção são colhidos fragmentos de concreto, que são chamados de corpos de prova, em pontos pré-determinados. O objetivo da extração deste material é avaliar as condições do concreto armado com relação à corrosão. Por meio da análise química deste material, é possível determinar a vida útil da ponte, que hoje já conseguimos elevar de 50 para 87 anos.

Inspeção das soldas com Líquido Penetrante e Ultrassom

A estrutura metálica da Terceira Ponte recebe uma atenção especial. O caixão metálico da ponte passa por inspeções minuciosas. São utilizados os métodos de Líquido Penetrante (LP) e Ultrassom.

O ensaio por líquido penetrante tem como objetivo detectar descontinuidades superficiais nas soldas. Já o processo em ultrassom é capaz de detectar pequenas falhas na parte interna das soldas das estruturas de aço.

A RodoSol contratou a empresa R&C Inspeção para a execução destes serviços. O trabalho é realizado por profissionais especializados no interior da ponte. Nenhuma falha na estrutura foi detectada pelas equipes de inspeção.

Ensaios nos cabos protendidos

Os cabos protendidos são cabos de aço que dão sustentação à estrutura de concreto da ponte. Apesar de estarem, aparentemente, livres de processos corrosivos, pois ficam dentro das estruturas de concreto, estes cabos também sofrem a ação de elementos corrosivos e precisam ser inspecionados regularmente para que seja possível avaliar a sua integridade.

Esta inspeção é realizada com a utilização de um aparelho que emite uma determinada voltagem na extremidade dos cabos. O aparelho consegue identificar, por meio de ondas, onde há algum tipo de anomalia. Com estas informações a equipe da RodoSol pode acompanhar as condições dos cabos protendidos e planejar as ações de manutenção que sejam necessárias. No último ensaio, realizado em novembro do ano passado, não foram detectadas anomalias nos cabos protendidos da Terceira Ponte. 

Inspeção nos Tubulões dos Pilares

Este serviço requer a mobilização de uma estrutura mais complexa para a sua realização, pois trata-se de uma inspeção subaquática. Tem como objetivo verificar as condições de conservação dos tubulões, que são as estruturas de sustentação da ponte, também chamados de estacas, e mapear possíveis anomalias encontradas nestes locais.

Além dos tubulões, foram analisados os blocos de apoio, localizados nas bases dos pilares. Três mergulhadores da empresa contratada fizeram os registros fotográficos da atividade para a elaboração do relatório final.

A inspeção visual subaquática foi executada pela empresa Mariner Serviços Subaquáticos Ltda. Nenhuma patologia relevante foi detectada neste trabalho.

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