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Conservação

Conservação Sistema Rodovia do SolA RodoSol realiza, durante todo o ano, uma série de ações que visam a conservação rodoviária do trecho da concessão: do km 0, na Ponte Darcy Castello de Mendonça (Terceira Ponte) e a Rodovia do Sol, até o km 67,5, em Meaípe.

A conservação rodoviária inclui as atividades de:

• revestimento vegetal e limpeza;

• conserva de pavimento;

• sinalização horizontal, vertical e semafórica;

• drenagem superficial e profunda;

• conservação dos prédios operacionais;

• conserva especial da Terceira Ponte (que inclui a estrutura de concreto, estrutura metálica, pavimento flexível, iluminação náutica e sistemas de drenagem).

Manutenção

Na rodovia

O usuário que utiliza a Rodovia do Sol para ir e vir sabe que trafega por uma via de maior qualidade, mas não imagina a tecnologia e a metodologia envolvidas na manutenção do pavimento. O processo de avaliação da qualidade da via é realizado a cada dois anos, quando se aplica testes para verificar, entre outros pontos, o índice de irregularidade da pista e a resistência do pavimento.

Três diferentes tipos de avaliação são feitos para que se chegue a um relatório que avalia os 67,5 quilômetros da rodovia de cinco em cinco metros por faixa. A partir daí, é possível identificar com precisão a necessidade de reparos que têm como objetivo final garantir a segurança e o conforto do usuário do Sistema Rodovia do Sol. Confira no blog mais detalhes sobre o trabalho.

Manutenção Rodovia do So

Na Terceira Ponte

A manutenção do Sistema Rodovia do Sol é realizada de acordo com o Programa de Exploração de Rodovia (PER), que é parte integrante do contrato de concessão. Entretanto, a RodoSol realiza ações especiais, de acordo com as necessidades observadas, principalmente, na Terceira Ponte.

No blog RodoSol, você pode conhecer um pouco mais de cada um dos processos de inspeção que a RodoSol realiza para acompanhamento das condições de conservação, tanto na parte externa quanto no interior da ponte. Há inspeções subaquáticas, além de extração de amostras de concreto por meio de rapel e de plataforma área. Esses fragmentos são analisados em laboratório para avaliar níveis de corrosão e a eventual necessidade de intervenções. Conheça melhor o trabalho no blog e saiba que as ações de manutenção já garantiram dobrar a  vida útil da Terceira Ponte de 50 para 100 anos, sem necessidade  de intervenções significativas.

Mosaico trabalhos Terceira Ponte

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